Grupos de controle de banda
O primeiro tipo de grupo do menu "Grupos" é o grupo de controle de "Banda". A finalidade destes grupos é de servir de perfil para definir a velocidade de navegação dos clientes associados a eles.

Clique no item "Banda". Por padrão o MyAuth disponibiliza alguns grupos criados por padrão. Em cada grupo há uma coluna informando quais usuários estão configurados nele. Para adicionar um novo grupo, clique em "Adicionar grupo de controle de banda".


Adicionando novo grupo:


Um grupo de controle de banda possui definições de download e upload, cada uma com 3 parâmetros:
  • Velocidade: velocidade em kbit/s máxima permitida para acesso a internet.
  • Garantia: velocidade em kbit/s média garantida para cada cliente.
  • Fila de prioridade: prioridade de atendimento dos pacotes do cliente em relação a outros clientes. Não altere a fila de prioridade a menos que tenha uma aplicação para ela especificadamente. Isso não faz com que o acesso a internet melhore por si só, quando um cliente é priorizado outro tem sua velocidade reduzida e latência aumentada.
Crie todos os grupos necessários para sua rede. Estes grupos serão usados para associar usuários.
Para editar os parâmetros de um grupo, clique no icone "Ferramenta" abaixo do nome do grupo.



Como funciona o controle de banda

Ao logar, um usuário associado a um grupo que limita sua velocidade, por exemplo, a 128 kilobits por segundo jamais passará dessa velocidade (salvo pelo recurso de aceleração do proxy, leia o capítulo destinado a configuração do proxy). A velocidade definida no grupo é em kilobits. 1 (um) byte é equivalente a 8 bits, sendo assim, a velocidade em bytes por segundo é adquirida dividindo o valor em bits por 8 (oito). Exemplo:

Velocidade em kilobit (Kbit/s) Velocidade em kilobyte (Kb/s) Taxa de download máxima (Kb/s) Comparativo
64 8 6 ~ 8 ISDN 1 canal
128 16 11.5 ~ 17.5 ISDN 2 canais
256 32 26 ~ 33.5 ADSL
512 64 51.5 ~ 67 ADSL/Cabo
1.024 128 100 ~ 125 Wireless 11b/Cabo
10.240 1.024 956 ~ 1048 Wireless 11a/Cabo
100.000 12.500 9.000 ~ 12.128 FastEthernet

O grupo de limitação de banda faz esse controle via software, ou seja, ao receber e enviar pacotes, o software analisa estatisticamente a velocidade e reduz ou libera e envio desses pacotes.

Uma limitação por software não é semelhante a uma limitação por hardware, por exemplo: Ao se conectar em uma linha discada e estabelecer uma conexão a 52 kbits por segundo não é possivel ultrapassar esta velocidade pois mesmo que o computador enviasse a uma velocidade maior o meio físico (linha telefonica) não possui suporte físico para isso; o que pode acontecer nessa tentativa é o pacote ser perdido ou impedido de ser transmitido pelo protocolo em uso.

Na limitação de banda via software, o host cliente envia dados a velocidade permitida pela rede física, suponhamos 10 megabits por segundo em uma rede cabeada, o servidor, ao receber esse volume de dados, verifica junto as suas estatísticas se aquele host está no limite permitido. Se constatado que foi ultrapassado o limite de velocidade, o algorítimo de limitação pode tomar as seguintes medidas:

1 - Destruir pacotes aleatoriamente, aumentando o número de destruições a medida que o host insiste em enviar dados acima do permitido (algoritmo RED, não presente no MyAuth).
2 - Segurar os pacotes que chegaram depois que a barreira de limite foi rompida na memória e aguardando um determinado tempo que é incrementado a medida que o host insiste em enviar dados acima do permitido (algoritmo HTB, TBF, CBQ).

Essas medidas fazem com que o software emissor de pacotes no host, atravez do protocolo em uso (TCP por exemplo) detecte a redução de sucessos no envio de informações ou o aumento da lentidão nas resposta e automaticamente reduz a velocidade de envio.

O host não tem como descobrir se a limitação de tráfeco é causada por um congestionamento ou por um software de controle de banda, assim, ele constantemente envia dados acima da velocidade para tentar concluir suas tarefas mais rápido, causando picos constantes. Um host limitado a 128kbits via software em um rede que suporte 100 mbits por segundo insistentemente enviará dados acima da velocidade, o controle detectará isso e tomará medidas para que a velocidade caia abaixo de 128kbits, assim a média da velocidade é 128kbits.

Veja um exemplo de como se comporta um cliente limitado a 64kbits em uma rede com capacidade física superior:



A linha branca é o limite estabelecido. Repare que sempre que o host envia pacotes acima da velocidade permitida o controle de banda toma medidas que obrigam a redução bem abaixo do limite, fazendo com que a média da velocidade seja o limite estabelecido.