Criando e alterando grupos
O grupo de acesso é uma definição de padrões que serão usados para controlar o acesso do usuário e alguns recursos como:
- Velocidade de navegação
- Horários em que a navegação será permitida (por padrão todos os horários são permitidos)
- Limite de tempo de navegação (por padrão não há limites)
- Parâmetros RADIUS para integração com serviços remotos (PPPoE, VPN, etc...)
- Bloqueio de serviços e protocolos (por padrão, nenhum serviço ou protocolo é bloqueado)

Importante:
- Um usuário (login) só pode ser associado a um grupo.
- Para associar um usuário (login) a um grupo, o grupo deve ser previamente criado.

Para cadastrar um grupo, clique no menu "Sistema" -> "Grupos de acesso"



Ao clicar sobre "Grupos de acesso", será aberta a lista de grupos cadastrados.



Para criar um novo grupo de acesso, clique sobre o menu "Novo grupo", informe o nome do grupo e confirme.
O nome do grupo criado aparecerá na lista, clique sobre ele para editar as opções do grupo.



Funções editáveis no grupo de acesso:

- Controle de banda: valores de velocidade de acesso que serão aplicados individualmente a cada membro do grupo (ver mais detalhes no próximo capítulo)
- Acesso agendado: permite controlar os dias da semana e os horários de acesso.
- Limites de tempo: permite limitar o tempo on-line diário, semanal, mensal, após primeiro login e tempo de vida.
- Limites de tráfego: permite limitar o volume de bytes enviados e recebido pelo membro do grupo.
- Parâmetros radius: configuração de parâmetros a serem enviados em soluções onde há autenticação pelo protocolo RADIUS.
- Opções de bloqueios: permite bloquear serviços e protocolos (ex.: orkut, e-mail, youtube, etc...)